Como atrair mais clientes: veja estratégias que dão resultado

Em tempos de difícil situação econômica no país, as empresas inteligentes não se acomodam e estão sempre buscando ideias de como atrair mais clientes.

Elas sabem que ficar paradas, reclamando e esperando as coisas melhorarem, não vai trazer retorno algum.

O problema, é que, diante de tantas alternativas e de eventual falta de recursos, fica difícil decidir o que fazer.

Por isso, trazemos neste artigo algumas das principais medidas adotadas por empresas que precisam atrair mais clientes e melhorarem as vendas.

São ideias relativamente simples e que costumam trazer bons resultados, desde que implementadas com planejamento.

Falamos de ações mais tradicionais, como as promoções, até o uso do Marketing Digital, cada vez mais escolhido pela eficácia, rapidez e menor custo de implantação.

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Tenha um plano de como atrair mais clientes

A famosa frase “qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar” é a mais pura verdade quando se fala em estratégias para atrair mais clientes para sua empresa, seja ela um negócio físico ou online; pequeno, médio ou grande.

De nada adianta sair investindo em mídia, eventos, vendedores e outra iniciativas para buscar novas fatias do mercado se você não tem um objetivo específico.

Pode ser um determinado percentual de crescimento, uma nova região a ser atendida ou um segmento de público diferente.

Em qualquer situação, e fundamental que haja uma conquista a ser atingida.

Para tanto, defina:

  • Número ideal de clientes a serem conquistados
  • Percentual de aumento de vendas desejado
  • Quais estratégias e ações serão aplicadas
  • Qual investimento será necessário
  • Se haverá ou não necessidade de aumento de funcionários ou da estrutura
  • Que pessoas serão envolvidas no processo
  • Prazo para atingir a meta

Para chegar a estas definições, será necessário, antes, fazer um diagnóstico de como estão as vendas hoje, mapeando acertos, erros e oportunidades da empresa em relação aos seus produtos e serviços.

Como atrair mais clientes com Marketing Digital

o que é marketing digital

Não é mais surpresa que a internet passou a ser um campo fértil para ações de marketing e até de vendas.

Apesar disso, ainda há um universo de milhões de empresários que ainda não exploram todas as potencialidades desta eficaz ferramenta de divulgação de negócios, produtos e serviços.

Se é o seu caso, foque imediatamente nisso.

O Marketing Digital se caracteriza pelo desenvolvimento e aplicação de estratégias e ações para promover produtos, serviços, pessoas e até ideias por meio da internet.

Algumas de suas principais vantagens:

  • Maior eficácia em atingir os públicos desejados
  • Menor custo do que o marketing tradicional
  • Maior eficácia no monitoramento dos resultados
  • Mais rapidez para fazer mudanças de rota

Entre as principais estratégias que podem ser adotadas por meio de Marketing Digital para ajudar as empresas a atraírem mais clientes, destacamos:

Inbound Marketing

Considerado o “novo marketing”, o Inbound Marketing ganha adeptos por ser mais assertivo, mais barato e mais dinâmico do que o marketing tradicional.

Também chamada de Marketing de Atração, esta metodologia baseia-se na oferta de soluções para os desejos e dores das pessoas.

O termo atração se dá pelo fato de que as pessoas são atraídas para a empresa (por meio do site, mídias sociais, blog) quando estão procurando na internet por algum assunto relacionado com a área em que a empresa atua.

A partir daí, o internauta passa a receber informações úteis que vão dando a ele mais conhecimento e segurança para adquirir um produto ou serviço que vai resolver o seu problema.

Todo este processo – ou quase todo – pode ser feito de forma online.

A vantagem é que quando o seu vendedor ligar para o interessado em suas soluções, este interessado já estará bem informado sobre o que quer, facilitando muito o fechamento da venda.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo gera relevância para a sua empresa por meio da produção de conteúdo rico.

Este conteúdo é recheado de informações de real interesse para o público-alvo, atraindo a atenção para o seu negócio.

Sua empresa precisa produzir um material denso e de credibilidade, afinal o cliente precisa ter nas publicações da sua empresa a certeza de uma fonte segura quando quer se informar sobre mercado, produtos, serviços e tendências da sua área de atuação.

Seu negócio é relacionado ao segmento de turismo?

Use a abuse de conteúdo voltado aos viajantes. Vale falar de destinos, câmbio, gastronomia e tudo que envolva o assunto.

Atua na área de imóveis?

Dê dicas sobre como escolher o imóvel ideal, sobre localização que vai valorizar, sobre importância da documentação estar em dia etc.

E por aí adiante.

Os blogs são os preferidos para as divulgações por apresentarem amplo espaço para publicação de textos.

Site

O site é uma extensão viva do negócio.

É por meio dele que se consegue levar rapidamente a milhões de pessoas informações sobre a sua empresa, como trabalha e os diferenciais.

Assim, o site se torna por si só uma ferramenta de apresentação do negócio e de atração de possíveis clientes.

Ainda mais nos tempos atuais, onde temos, só no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas conectadas à internet, ter um site é um grande passo a sua empresa ser encontrada.

O site pode – e deve – ser usado como estratégia para captação de contatos, por meio de formulários e landing pages.

Depois, estes contatos deverão ser trabalhados por meio de e-mail marketing.

Lembre-se que o site é a continuação da comunicação visual da sua empresa.

Ele precisa transmitir a mesma imagem, e, para isso, é preciso ter total atenção na escolha da linguagem, layout, cores e fontes.

Também dê atenção especial à navegabilidade e à usabilidade, ou seja, tenha um site que carrega rapidamente e em que as informações são encontradas facilmente.

Também precisa ser responsivo, abrindo normalmente em todas as plataformas, como desktop, tablets e smartphones.

Mídias Sociais

As mídias sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter etc) podem ser peças fundamentais na busca em como atrair mais clientes e melhorar as vendas usando a internet.

Nas mídias você consegue incluir produção de conteúdo sobre os seus produtos e sobre o seu setor, promoções e anúncios.

Basta, no entanto, avaliar bem qual canal é mais apropriado para o seu negócio.

Não é porque uma mídia funciona para um determinado ramo que vai funcionar para o seu.

Se você trabalha com britadeiras, por exemplo, há poucas chances disso ser atrativo no Instagram.

Mas, de forma bem estruturadas, algumas estratégias nesta áreas poderiam funcionar no Linkedin.

O importante é ver as mídias sociais como canais para a empresa se comunicar com o seu público, o que exige perfeito conhecimento acerca do perfil dos clientes e dos seus interesses principais.

Mantenha uma periodicidade nas publicações.

Pouco vale você bombar as suas redes sociais em uma semana e posteriormente não alimentá-la por dias, ok?

Como atrair mais clientes com Assessoria de Imprensa

assessoria de imprensa

Engana-se quem acredita que apenas grandes empresas devem contar com serviços de Assessoria de Imprensa.

Pequenas e médias também podem se beneficiar.

Por meio da Assessoria de Imprensa, sua empresa começa a aparecer nos veículos de comunicação em geral e/ou específicos do seu segmento.

Assim, fica mais conhecida do público, o que gera mais credibilidade e autoridade no seu nicho.

Isto ajuda na hora em que as pessoas precisam se decidir sobre os produtos e serviços que estão procurando em sua área de atuação.

Diferentemente da propaganda, as ações de Assessoria de Imprensa costumam aparecer de forma orgânica, publicadas por terem conteúdo de alguma relevância para a sociedade.

Ter um diferencial no negócio é um ponto extremamente positivo para conseguir um espaço na mídia.

O assessor de imprensa é o profissional que fará esse intermédio entre sua empresa e a mídia, criando conteúdo que aguce a curiosidade e proporcione o interesse, por parte do jornalista, em divulgar a matéria.

A Assessoria de Imprensa é essencial por ajudar a criar reputação para o seu negócio.

Da mesma forma, será imprescindível para gerenciar eventuais crises de imagem, que podem surgir de forma inesperada por conta de defeito de um produto, reclamação de cliente, acidente de trabalho etc.

 

Use depoimento dos seus clientes atuais

Todo mundo gosta de pedir uma indicação quando vai adquirir algo.

Se for de alguém que já conhece muito bem o produto ou serviço desejado, melhor ainda.

Então, porque não aproveitar os seus próprios clientes para atrair a atenção de outros possíveis interessados no que a sua empresa vende?

Mapeie alguns dos seus principais compradores, de preferência os fiéis e de longa data, e peça para darem um depoimento sobre atendimento, qualidade do produto ou serviço, pós-compra etc.

Pode ser em forma de texto ou de vídeo.

Coloque no site e/ou canal do Youtube.

Também envie pelo e-mail para reforçar determinada campanhas de venda.

 

Atraia mais clientes com promoções

promoção da black friday

Como atrair mais clientes? Quer fórmula melhor do que a utilização de promoções?

O brasileiro tende a se curvar quando é apresentado a ele benefícios, principalmente financeiros.

Não pense que a promoção precisa ser, necessariamente, algo grandioso, com investimento altíssimo.

É necessário que você estude o comportamento do seu consumidor e entenda o que será mais atrativo para ele.

Outro aspecto importante é avaliar o retorno financeiro esperado e o que será investido para fazer a promoção.

Coloque tudo na ponta do lápis, pois, considerando os descontos que serão dados e os investimentos para colocar a promoção para rodar, é necessário avaliar se valerá a pena.

Muitas vezes, a promoção nem tem o objetivo de trazer lucro, e sim reconhecimento da marca e, consequentemente, um número maior de pessoas interessadas nela.

Neste caso, mesmo “empatando” já terá valido a pena se novas pessoas se tornarem possíveis clientes no futuro.

Veja algumas opções de promoções que sua empresa pode fazer para atrair clientes:

  • Descontos
  • Parcelamentos
  • Brindes
  • Sorteios
  • Concursos
  • Indicações de amigos
  • Datas comemorativas
  • Entregas grátis
  • Degustações dos produtos ou serviços

Use todas as suas ferramentas de divulgação a seu favor. Banner no site, e-mail marketing e mídias sociais podem ser ótimas pedidas.

 

Use humor para chamar atenção da clientela

humor para atrair mais clientes

Você deve estar se perguntando “mas o que o humor tem a ver com atrair clientes?”

O povo brasileiro mostrou toda a sua criatividade e bom humor com a evolução da internet e as criações de “memes”.

Investir em uma comunicação com uma pegada humorística pode ser uma saída eficaz para atrair atenção para sua marca, produto ou serviço.

Use e abuse de posts com frases, comentários sobre situações políticas e econômicas, aproveite o futebol, o clima, o final da novela, entre outros.

Tudo o que estiver em evidência no momento pode render uma boa tirada humorística.

Mas, cuidado…

É mais do que necessário bom senso para não cair em grosserias e em humor negro.

Depois de criar a peça humorística, valide-a com seus funcionários e amigos antes de divulgar.

Na dúvida, aborte a ideia.

Também tenha tino para fazer algo que tenha a ver com o “tom da voz” da sua empresa.

Se o seu negócio tem uma comunicação mais formal, não vai pegar bem fazer qualquer tipo de graça de forma deslocada.

O humor só vai funcionar se for planejado e dentro do perfil de comunicação que o seu negócio exige e permite.

O poder do bom atendimento na atração de clientes

Responda rapidamente: você gosta de ser mal atendido quando vai adquirir algum produto ou serviço?

É muito provável que a sua resposta seja um sonoro “não”.

Porque isso é óbvio. Ninguém gosta de entrar em uma loja, restaurante ou farmácia e ter que aguentar cara amarrada, má vontade e indiferença de vendedores.

Isso também vale para aquele atendimento mequetrefe feito por telefone, chat, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.

Ainda mais quando você sabe que vai comprar algo naquele lugar e tem que ficar implorando para aceitarem seu dinheiro em troca de algo que você quer.

Se não tomou conhecimento disso ainda, coloque agora na sua cabeça:

O funcionário é uma peça fundamental para o crescimento dos seus negócios.

De nada adianta produtos e serviços de ótima qualidade e um trabalho de marketing e divulgação impecáveis.

Se o cliente não for bem atendido, pode ter certeza de que ele dará meia volta e irá embora.

Ou, mesmo que não desista na hora, possivelmente nunca mais retornará ao seu estabelecimento.

E, pior, vai falar, no mínimo, para todas as pessoas mais próximas sobre como foi mal atendido, prejudicando a imagem da sua empresa.

 

Não esqueça do networking para prospectar clientes

amigos fazendo networking

“Quem não é visto, não é lembrado”

Lembra dessa frase?

Empresários, gerentes, vendedores, profissionais liberais e gestores que não saem do escritório estão perdendo milhares de oportunidades de apresentarem seus negócios a possíveis clientes.

Como assim?

Por mais que hoje a comunicação online facilite muito o dia a dia de todos, é extramente importante estar em contato físico com as pessoas.

É mais produtivo quando você encontra um prospect, bate um papo de dez minutos, entende as necessidades dele e apresenta as suas soluções, mesmo que de forma rápida.

No mínimo, pode haver troca de cartões para um contato mais aprofundado depois.

E há muitos lugares para você fazer networking, como estes:

  • Encontros setoriais
  • Feiras de negócios
  • Congressos e palestras
  • Universidades

Mas, o interessante é que em todo o lugar que você estiver, é possível fazer networking e atrair clientes para a sua empresa.

Quer ver?

No almoço de um cliente, que pode apresentá-lo a outro possível cliente; no futebol com os amigos; no aniversário daquele seu colega de faculdade; no jantar da sua esposa com o pessoal do trabalho dela; na festa de aniversário do amiguinho do seu filho; na academia, e por aí adiante.

Em conversas informais, como as que geralmente acontecem nessas situações, há sempre alguém pedindo indicações para algum produto ou serviço.

Só é preciso, claro, saber o momento oportuno para falar do trabalho e apresentar o seu cartão.

Não force nunca a barra.

 

Conclusão

Viu como há sempre várias opções de estratégias e ações de como atrair mais clientes?

Agora é só você colocar a mão da massa e ir atrás de mais compradores para os seus produtos ou serviços.

Lembre-se sempre de monitorar os resultados de cada ação para ver o que está funcionando ou não.

Isso ajuda a fazer correções e a evitar a perda de esforços e de dinheiro.

Compartilhe as dicas com seus amigos.

 

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