Por que o mundo digital?

A sua empresa ainda tem o marketing focado em fazer anúncios em revistas, participar de feiras, fazer outdoors etc?

Além de caro, esse modelo de marketing tende a ter cada vez menos resultados, pois é baseado em empurrar ao consumidor produtos e serviços no momento inoportuno e sem dar a ele informações relevantes para convencê-lo a fechar negócio.

No marketing digital – e mais necessariamente no Inbound Marketing – o propósito é oferecer ao consumidor informações relevantes, que o ajude a solucionar problemas e a ficar seguro sobre os produtos e serviços dos quais precisa. Assim, você os atrai espontaneamente para o seu negócio.

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93% do processo de compra começa por busca na internet. Se sua empresa não está bem posicionada, os clientes vão encontrar seus concorrentes.

Só 3% dos consumidores estão prontos neste momento para comprar o seu produto. O resto precisa ser “instigado” a comprar de sua empresa.

E como fazer isso?

É aí que surge o Inbound Marketing, que muitos chamam de “novo marketing”.

Por meio de ações de Inbound Marketing, o consumidor entende os benefícios do seu produto ou serviço –  mas não empurrando a eles propagandas – e sim por meio de conteúdos informativos, que o deixarão cada vez mais com vontade de ser seu cliente.

É que os conteúdos são passados a ele acompanhando a jornada de compra, que é representada por um funil. O consumidor entra como um curioso ou visitante no seu site, captamos o contato dele e iniciamos um relacionamento por e-mail, em que ele vai recebendo informações que o deixam cada vez mais consciente de que o seu produto ou serviço é realmente o que ele precisa.

No fim do processo, é enorme a probabilidade dele se tornar seu cliente.

Veja como funciona a jornada de compra.

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1 – Aprendizado ou descoberta

Primeiro o consumidor é atraído para o seu site porque está procurando algo na internet sobre o seu produto ou serviço.

2 – Reconhecimento do problema

Depois, com as informações que estão no seu site e com o material que você começa a enviar para ele, ele percebe que realmente tem algum problema que precisa ser resolvido.

3 – Consideração da solução

Ciente de que precisa encontrar uma solução para o seu problema, o consumidor vai atrás de várias empresas para escolher uma em que possa confiar para comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

4 – Decisão de compra

Agora ele está convicto do que precisa e vai optar pela marca que melhor atender as suas necessidades. Ele compara, mas vai se decidir por quem mais confia. Se a sua empresa fez a lição de casa e se relacionou corretamente com o consumidor por e-mail durante a jornada de compra, é muito grande a chance de ele fechar negócio com sua empresa.

 

Consciente ou inconsciente, essa jornada de compra é comum à maioria das compras que fazemos. Muitas vezes nem nos damos conta de que estamos procurando algo na internet e acabamos fechando uma compra algum tempo depois porque a empresa foi nos seduzindo com informações e com relacionamento que nos encantou. É isso que o Inbound Marketing faz e é isso que vamos fazer por sua empresa, para que conquiste cada vez mais clientes.

Para potencializar os negócios com este cliente, precisamos ter um funil de venda bem ajustado. Assim conseguimos aumentar as chances de transformar os simples curiosos em clientes.

Veja como funciona o funil de vendas

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Mas é essencial é que a sua empresa tenha uma presença digital forte em seu segmento, para que seja encontrada e possa superar seus concorrentes na atração dos interessados em seus produtos e serviços.

Você vai precisar de:

  • Site funcional e informativo;
  • Mídias sociais bem gerenciadas;
  • Investimento em anúncios no Google e no Facebook
  • Blog atualizado com conteúdo informativo.

São processos básicos para o Inbound Marketing trazer resultados. Aí você pensa: “mas tudo isso custa muito caro”.

Fique tranquilo, a RT Press cuida de tudo isso para você com ótimo custo-benefício.

E pode acreditar, você vai investir infinitamente menos do que nos processos de marketing tradicional.

 

Diferenças entre o jeito antigo e o jeito novo de fazer marketing

Outbound Marketing

Uso da comunicação como processo exclusivo da empresa

A empresa procura o cliente

Conteúdos/campanhas focados somente na venda do produto

Sem geração de real valor da marca

Venda por insistência

 

Inbound Marketing

Usa da comunicação como um processo bilateral entre empresa e cliente

O cliente vem até a empresa

Oferta de conteúdos relevantes para ele

O mercado vê valor no seu serviço

A venda ocorre por geração de interesse no produto/serviço

 

Que tipo de empresa precisa de Inbound Marketing?

Você deve estar se perguntando: “mas o Inbound Marketing serve para a minha empresa?”

A resposta é sim, se sua empresa:

  • Precisa melhorar as vendas, seja para outras empresas ou para consumidores finais.
  • Necessita diminuir custos com marketing e propaganda.
  • Precisa diminuir os custos para adquirir clientes.
  • Quer ter um sistema automatizado de se relacionar com os clientes.
  • Quer ser encontrado mais facilmente por pessoas interessadas no seus produtos e serviços.
  • Quer se destacar da concorrência.