Ainda vale a pena contratar assessor de imprensa?

Vale a pena contratar assessor de imprensa? Empreendedores que querem divulgar seus produtos e serviços no mercado constantemente se pegam diante dessa dúvida.

Atualmente, com o marketing digital, cada vez mais as empresas têm marcado presença na internet e adotado estratégias para atrair e reter clientes.

Apesar disso, ter o trabalho de um profissional de assessoria de imprensa ainda é um forte aliado nestas estratégias de atração de público e reforço da marca de forma espontânea para o negócio de sua empresa.

Devido à importância deste assunto, elaboramos este post com as dúvidas mais relevantes sobre assessor de imprensa e o trabalho da assessoria de imprensa.

Você verá:

  • O que é assessoria de imprensa
  • Para que serve um assessor de imprensa
  • O que o assessor de imprensa faz no dia a dia
  • Assessoria de imprensa x espaço publicitário.
  • Minha empresa precisa de assessor de imprensa?
  • Vale a pena contratar assessor de imprensa?
  • Contratar um assessor de imprensa ou uma assessoria de imprensa?

Continue com a leitura e confira como um assessor de imprensa pode ajudá-lo a alavancar seus negócios.

 

O que é assessoria de imprensa?

contratar assessor de imprensa

Primeiramente, é muito importante que você entenda o que é assessoria de imprensa:

Assessoria de imprensa é um trabalho de comunicação que envolve ações de conteúdo e relacionamento para posicionamento do cliente (marca/produto/serviço/porta-voz) em veículos de comunicação (rádio, TV, jornais, revistas, portais de notícias, blogs, influenciadores digitais).

O posicionamento se dá como mídia espontânea, isto é, não paga.

É por meio do trabalho do assessor de imprensa que se consegue comunicar ao mercado os conceitos sobre a empresa, o que faz, como trabalha e os seus diferenciais.

Essas informações ajudam na construção da imagem, que, por sua vez, torna-se um dos fatores de decisão na escolha dos clientes por produtos e serviços.

Em outras palavras, o assessor de imprensa faz a ponte entre o seu negócio e os jornalistas.

Para que serve o assessor de imprensa?

para que serve assessor de imprensa

O trabalho de um assessor de imprensa é totalmente estratégico para aumentar a visibilidade de sua empresa com os públicos de interesse.

É atividade básica para o assessor saber identificar as oportunidades de divulgação que a empresa oferece, moldando-as para que fiquem atrativas ao perfil de cada veículo de comunicação.

O objetivo do assessor é qualificar a imagem institucional da empresa, tornando-a fonte de referência e credibilidade em seu setor para os veículos de comunicação e para o seu público.

O assessor ajuda a criar, manter ou modificar a imagem de uma empresa.

Outros objetivos do assessor de imprensa são:

  • Ativar e organizar o relacionamento entre seu negócio e a imprensa.
  • Fortalecer a reputação e imagem de sua empresa perante os stakeholders.
  • Levar informações a estes stakeholders e à opinião pública por meio da imprensa, respeitando todos os critérios do que é notícia.
  • Ajudar a tornar produtos e serviços da empresa mais conhecidos, o que, indiretamente, contribui para aumento nos negócios.

 

O que faz um assessor de imprensa no dia a dia?

Entre as atividades do assessor de imprensa, estão:

  • Avaliar o que a empresa está fazendo que possa gerar informações.
  • Nessa avaliação, encontrar detalhes, diferenciais e curiosidades que possam atrair interesse dos veículos de comunicação.
  • Organizar as informações em forma de um release (sugestão de pauta).
  • Avaliar imagens e/ou vídeos que possam valorizar a comunicação.
  • Separar o mailing (contato dos jornalistas) que possam se interessar por aquele assunto.
  • Avaliar o perfil de cada veículo de comunicação para ajustar a sugestão, cuidando para não enviar a mesma coisa para todo mundo.
  • Fazer acompanhamento da informação.
  • Monitorar resultados de divulgação, apresentando relatórios.
  • Organizar entrevistas coletivas e/ou individuais.
  • Instruir os diretores e/ou porta-vozes da empresa a como se relacionarem com a imprensa.
  • Organizar a comunicação interna.
  • Descobrir sempre novos canais para divulgar a empresa.

 

Assessoria de imprensa x publicidade

Outro detalhe extremamente importante:  se você tem investido 100% de seu orçamento com a veiculação de anúncios pagos, saiba que isto é sintoma de que os esforços para atingir seu público podem ser racionalizados.

O trabalho de um bom assessor de imprensa pode ajudar a reduzir seus custos de exposição na mídia na medida em que os conteúdos sobre produtos, marcas ou serviços enviados aos veículos de comunicação educam mais o consumidor do que os anúncios.

Ou seja, espaços editoriais conquistados pelo assessor de imprensa passam mais credibilidade na mensagem do que os caríssimos espaços comprados na mídia pela publicidade.

Está percebendo as vantagens que os espaços conquistados pelo assessor de imprensa têm em relação aos espaços comprados?

Isto não quer dizer que sua empresa não deva ter ações de publicidade, pois elas são importantes pra compor o mix de comunicação.

Apenas cuide para que a publicidade não consuma todo o seu investimento em divulgação.

Publicidade e assessoria de imprensa podem – e devem – atuar juntas no fortalecimento da marca, cada uma a sua maneira.

 

Minha empresa precisa de assessor de imprensa?

Se você realmente deseja posicionar e firmar a imagem do seu negócio no mercado e assim levá-lo a um patamar muito mais elevado, a sua empresa precisa sim de assessor de imprensa.

E se engana quem imagina que este serviço é apenas para grandes corporações. Empresas de qualquer porte podem – e devem – contar com o apoio de profissional de assessoria de imprensa.

Outro mito é em relação ao ramo de atuação. Com o trabalho criativo de um assessor de imprensa, praticamente todos os segmentos do mercado podem ser trabalhados, seja no comércio, serviço ou indústria.

 

Que tipo de informações são divulgadas pelo assessor de imprensa?

jornal com noticia do assessor de imprensa

Basicamente, pode ser divulgado na mídia tudo o que a empresa gera de informação e que tenha relevância para seus públicos específicos ou para o público em geral. Se for relevante, os veículos de comunicação vão se interessar.

O bom assessor de imprensa sabe esmiuçar os detalhes do funcionamento daquela empresa para extrair o máximo de informações que possam se tornar pautas à imprensa.

Assim, uma mesma empresa pode gerar pautas para diversas editorias.

Pegando o exemplo de um ateliê de revestimentos cerâmicos, por exemplo, teríamos as seguintes possibilidades de abordagens para veiculações na mídia.

Decoração

Poderia ser sugerida uma pauta a uma revista de decoração falando de uma coleção nova que está sendo lançada, explicando os diferenciais e características da coleção e como ela pode ajudar a deixar os espaços comerciais e residenciais mais elegantes.

É sempre importante destacar algo que seja realmente novo, diferente, inusitado, funcional etc. Assim, aumentam as chances do veículo gostar da pauta.

A revista especializada se interessaria porque é o tipo de assunto que o público dela – arquitetos, decoradores e amantes da decoração – gosta de estar por dentro.

Economia

Outra abordagem, ou “gancho”, como é o termo utilizado no jornalismo, seria econômica. Como está o mercado de revestimentos, se houve crescimento, os motivos para isso, as dificuldades e como as empresas vêm superando a crise. 

Claro, este tipo de gancho é trabalhado pelo assessor de imprensa desde que o seu cliente em questão tenha algo relevante a dizer ou a mostrar.

Sustentabilidade

Ainda mais nos tempos de hoje, a sustentabilidade é sempre um gancho interessante. Mostrar o que a empresa faz de diferente em termos de sustentabilidade econômica, ambiental e social sempre atrai atenção da mídia.

Comportamento

Sugerir, por exemplo, que está havendo aumento no número de peças mais rústicas, voltadas para áreas externas e varandas, porque as pessoas estão cada vez mais querendo ficar “fora” de casa, aproveitando o contato com a natureza e os quintais como forma de aliviar o estresse diário.

Tecnologia

Mostrar, por exemplo, que a empresa desenvolveu tecnologia para tornar a cerâmica mais leve e resistente, o que diminui o seu peso e custo, além de facilitar a instalação.

 

Enfim, são algumas das inúmeras possibilidades que uma empresa tem de divulgar a sua marca na mídia por meio do assessor de imprensa.

“Ah, mas eu tenho uma padaria, ou uma clínica odontológica, ou posto de gasolina? Aí não tem tanto assunto assim”.

Acredite, o bom assessor de imprensa vai saber extrair os assuntos.

Da mesma forma, vai saber frear os ânimos do empresário que insiste em querer divulgar informações que não são necessariamente relevantes ao público.

 

Já faço marketing digital. Vale a pena contratar assessor de imprensa?

marketing digital

A resposta para esta pergunta é um sonoro SIM.

Você pode continuar com o marketing digital e trabalhar em conjunto com um bom assessor de imprensa, pois você poderá obter resultados incríveis como:

  • Saiu na imprensa? Sinal de que seu negócio será mais procurado na internet.
  • Ao ser destaque nos portais, sua autoridade aumenta na web.
  • Tem conteúdos relevantes nas redes sociais e em seu site? Mais possibilidades de ser pauta para a imprensa, além de ter maior visibilidade nas redes de buscas como Google e Bing.
  • Torna-se mais fácil identificar rapidamente qual o retorno das pessoas e o impacto de determinada matéria de seu negócio.

Sendo assim, sua marca e reputação serão ampliadas, seu negócio ganha mais credibilidade, autoridade e confiança na relação com seu público.

O impacto disso? Maior possibilidade de atrair clientes.

 

Como escolher e contratar assessor de imprensa?

São duas formas principais:

Contratando o assessor de imprensa como funcionário

A sua empresa pode contratar um jornalista ou relações públicas para atuar diretamente dentro da empresa, como um funcionário, na atividade de assessor de imprensa.

É preciso respeitar os trâmites legais relativos à atividade e pagar, no mínimo, o piso da categoria, que varia de estado para estado.

As vantagem é que você terá um profissional o tempo todo à disposição, conhecendo mais a fundo o funcionamento da empresa, o que, teoricamente, pode ajudar a gerar pautas mais consistentes.

A desvantagem é que, dependendo do porte da empresa, a contratação pode ficar cara em função dos encargos trabalhistas.

Além disso, é preciso que alguém na empresa tenha o mínimo conhecimento da atividade até para poder cobrar o que o assessor está fazendo.

Contratando uma assessoria de imprensa

Outra forma de se contar com o trabalho do assessor de imprensa é contratando uma assessoria de imprensa. É geralmente uma agência ou um escritório, que conta com vários profissionais.

A vantagem é que é uma empresa que trabalha o dia todo com isso, conhece bem os meandros dos veículos de comunicação, atua em vários nichos ao mesmo tempo, tem resultados comprovados e costuma cobrar menos do que custa a contratação direta de um jornalista ou relações públicas.

A desvantagem é que, com o tempo, a agência pode se acomodar e “perder” o encanto com o cliente, deixando de ser criativa e de gerar resultados.

 

Dicas para ter resultado com o assessor de imprensa ou assessoria de imprensa

Em qualquer dos modos de contratação, vale a pena estar atento a estes cuidados para que o resultado seja eficaz:

  • Observe o histórico da agência ou do assessor de imprensa no mercado, que clientes atende ou já atendeu e que resultados gerou.
  • Busque opinião de clientes atendidos que tem perfil semelhante ao seu. Veja os feedbacks que geralmente já estão expostos no site.
  • Veja seu portfólio de atuação e setores atendidos.
  • Deixe bem claro qual é seu objetivo.
  • Faça uma checagem se a assessoria de imprensa ou o assessor de imprensa fornece relatórios de desempenho, pois você tem o direito de saber qual foi resultado do investimento que fez.
  • Cuidado com quem promete milagres na divulgação. Nenhum assessor sério vai prometer um número X de veiculações.
  • Saiba que um das atividades do assessor de imprensa ou agência é sugerir pautas, mas que não há nenhuma garantia de que elas serão publicadas.
  • Tire todas as dúvidas antes de fechar o contrato para saber o que pode e o que não pode cobrar do assessor de imprensa.

 

Conclusão

Portanto, certamente agora você sabe mais sobre o assunto e está mais preparado para contratar o assessor de imprensa ideal para promover a sua empresa.

Desde que com os devidos cuidados e análises, o profissional, seja individual ou por meio de uma assessoria de imprensa, ajudará, e muito, a alavancar a imagem da sua empresa.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas mídias sociais.

Posts recentes