Assessoria de imprensa ou marketing digital: em qual investir?

Muitas empresas se perguntam: vale mais a pena investir em assessoria de imprensa ou em marketing digital?

Na hora de traçar uma estratégia para alcançar mais pessoas, fortalecer a marca e aumentar as vendas, essas duas frentes do marketing trazem ótimos resultados.

A assessoria de imprensa é a melhor forma de articular a empresa com os veículos de mídia e, assim, gerar exposição e credibilidade para a empresa.

Já o marketing digital é um conjunto de estratégias para aumentar o alcance da marca e conectá-la com o público online.

Então, você quer saber qual delas é a melhor opção para alcançar os seus objetivos de marketing?

Neste artigo vamos entender melhor para que servem a assessoria de imprensa e o marketing digital e quais benefícios trazem.

Porém, já vamos adiantar: juntas, essas duas ferramentas podem ser ainda mais poderosas!

Leia até o final para entender:

 

homem dando entrevista

Assessoria de imprensa: para que serve?

O que você pensa quando lê uma reportagem ou vê uma notícia na TV sobre algo positivo que uma empresa está fazendo?

A imagem que se constrói na mente do público é que ela tem credibilidade, que é uma referência no assunto e se destaca no mercado, não é mesmo?

A assessoria de imprensa, então, é a atividade responsável por fazer a ponte entre uma empresa e os veículos de comunicação.

Seu papel é sugerir pautas, colocar-se à disposição da imprensa e buscar boas oportunidades de exposição da marca, seja como notícia, seja como fonte de matérias e reportagens.

Para isso, o assessor de imprensa deve avaliar o valor da informação para as pessoas e os melhores veículos para divulgá-la, sempre de olho no perfil do público de interesse.

Assim, aumentam as chances de conseguir um bom espaço na mídia, que traz como benefícios:

  • Exposição da marca para o público;
  • Construção de uma imagem sólida;
  • Aumento da credibilidade da marca.

Inicialmente, o trabalho era focado na imprensa tradicional, como TV, rádio, revista e jornal.

Porém, com a relevância cada vez maior da internet, a busca por contatos relevantes em portais, blogs e redes sociais também é essencial.

 

venda com marketing digital

Marketing digital: quais são as suas vantagens?

Marketing digital é abrangente.

Trata-se de todas as ações de marketing que são realizadas por meio eletrônico, em canais como sites, blogs, aplicativos, redes sociais, buscadores e e-mail, e com estratégias como o inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO.

Hoje já não é mais possível divulgar uma empresa sem pensar nesses canais.

Afinal, a internet faz parte da vida das pessoas: para conversar com os amigos, pesquisar qualquer informação, contar as suas experiências ou simplesmente se entreter.

Então, se você quer que a sua empresa seja encontrada e lembrada pelos consumidores, ela também precisa investir em marketing digital.

As vantagens de adotá-lo na sua empresa são inúmeras, mas estas são as principais:

  • Aumento do alcance da marca;
  • Interação e engajamento com o público;
  • Construção de autoridade para a marca;
  • Segmentação e personalização de conteúdos e ofertas;
  • Poder de mensuração dos resultados do marketing.

Cada vez mais as jornadas de compra passam pelos canais digitais, desde as primeiras pesquisas sobre um produto até a compra final.

Então, ao longo desse processo, você pode estreitar o relacionamento com o consumidor e influenciar a sua decisão de compra ― desde que esteja presente nos lugares certos com os conteúdos e ofertas certos para cada pessoa.

Por que a assessoria de imprensa está cada vez mais digital?

Na era da internet, assessoria de imprensa e marketing digital inevitavelmente se cruzam.

Não há mais como ignorar os veículos de comunicação digital e o poder de influência que blogs, contas de Instagram, páginas no Facebook e canais no YouTube alcançaram.

Atualmente, os influenciadores digitais têm a confiança da sua audiência.

Eles conversam diretamente com os seguidores, produzem conteúdos que engajam, que atendem aos interesses do público e conquistam até mais credibilidade que a mídia tradicional.

Portanto, quando a sua marca aparece vinculada a esses canais, ela também conquista a confiança das pessoas.

Por isso, a assessoria de imprensa também deve nutrir relações com veículos de mídia digitais.

E, assim, ela se torna também uma ferramenta de marketing digital.

Não estamos dizendo, porém, que você deve esquecer os veículos tradicionais.

Eles ainda têm o poder de transmitir uma imagem sólida para a sua marca e podem ser a melhor escolha para determinados conteúdos.

Então, o ideal é sempre avaliar as suas necessidades de comunicação para saber onde investir e como complementar as estratégias.

 

Por que você deve aliar assessoria de imprensa e marketing digital?

Como vimos, assessoria de imprensa é uma estratégia poderosa para as empresas.

Mas a sua comunicação não deve se limitar a ela ― lembre-se de que a veiculação não está totalmente sob o seu controle, já que depende também dos interesses do veículo.

Por outro lado, ao investir em marketing digital e desconsiderar o poder do relacionamento com a mídia, você pode perder grandes oportunidades!

Portanto, assessoria de imprensa e marketing digital podem se complementar ― e, de preferência, se integrar ― para construir uma estratégia de marketing mais eficiente e completa.

Digamos, por exemplo, que você tenha lançado um produto inovador no mercado de moda.

A assessoria de imprensa pode trabalhar para veicular notícias em revistas e cadernos de jornal especializados no assunto.

Além disso, também pode fazer parcerias com influenciadores digitais para publicar a novidade em seus canais.

Para integrar toda a estratégia de marketing, os seus canais digitais próprios ― como blog corporativo, e-mail, Facebook, Instagram e links patrocinados ― também devem ser ativados.

O marketing digital pode oferecer conteúdos e ofertas relevantes para o público, interagir com as pessoas que chegaram até você pela divulgação na imprensa e ainda medir o impacto gerado pelo trabalho da assessoria.

Assim, você alcança um público ainda maior, em diferentes etapas da jornada de compra e com diferentes tipos de conteúdos,para potencializar o alcance e a credibilidade da marca.

Percebe como todas as ações podem se integrar e gerar mais resultados?

Enfim, tanto a assessoria de imprensa quanto o marketing digital são investimentos importantes para o seu negócio.

Mas perceba como os resultados podem ser ainda mais expressivos quando você investe nas duas, de maneira complementar e integrada.

Você consegue alcançar os seus públicos de interesse em todos os canais relevantes para eles, constrói uma comunicação consistente e fortalece a imagem da sua marca.

Agora, saiba que você pode contar com uma empresa que é especializada tanto em assessoria de imprensa quanto em marketing digital.

Podemos construir uma estratégia completa para a sua empresa obter os melhores resultados.

Entre em contato agora conosco!

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