Blog corporativo: saiba porque sua empresa precisa ter um

Em um mercado cheio de opções de produtos e informações para o consumidor, como chamar a atenção dele para a sua marca? É para superar esse desafio atual que muitas empresas estão investindo na criação de um blog corporativo, que ofereça conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Em uma pesquisa recente da HubSpot, 55% das empresas disseram que a criação de posts para um blog era a sua maior prioridade no Inbound Marketing.

Essa estatística mostra a importância desse canal no marketing, com o papel de atrair, engajar e converter clientes.

Mas, agora, queremos desvendar: quais benefícios essas empresas percebem ao investir em um blog corporativo?

E como você também pode obter resultados com esse canal de marketing digital?

É isso que vamos mostrar agora:

O que é um blog corporativo?

o que é blog corporativo

No princípio da Web 2.0, os blogs pessoais começaram a ganhar espaço na internet.

Era o começo de uma era ― depois potencializada pelas redes sociais ― em que a informação foi descentralizada.

Ela passou dos grandes veículos de mídia para pequenos produtores de conteúdo, que tornaram a internet a grande referência na busca por conhecimento.

Com o amadurecimento desse cenário, as empresas perceberam uma oportunidade. Se todas as pessoas buscam informações na internet, por que não oferecer conteúdos da sua marca para elas?

Assim, os blogs passaram a ser usados também pelas empresas para oferecer conhecimento e, ao mesmo tempo, gerar uma percepção positiva sobre a marca.

Se o blog corporativo começou timidamente, hoje ele é o principal alicerce do Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia visa atrair potenciais clientes e engajar os consumidores com conteúdos relevantes para eles, que gerem algum valor para a sua vida.

Nesse contexto, o papel do blog corporativo é centralizar esses conteúdos, que são publicados periodicamente e abordam temas do mercado de atuação da empresa.

Quais são os benefícios de ter um blog corporativo?

Entenda agora quais são os principais benefícios que um blog corporativo traz para a sua empresa:

Melhorar a estratégia de SEO

O blog corporativo é uma importante ferramenta de SEO (otimização para motores de busca), já que ajuda a melhorar o posicionamento no Google.

Isso acontece porque a intenção do buscador é oferecer aos usuários as melhores respostas para o que eles procuram.

Então, quem ganha as primeiras posições são aquelas páginas que oferecem os melhores conteúdos, combinados com uma boa experiência de navegação.

Portanto, você precisa ter um blog corporativo e publicar bons conteúdos para mostrar que a sua empresa merece estar no topo.

Atrair tráfego orgânico qualificado

Quem vai até a segunda página do Google quando faz uma pesquisa? Pouquíssimas pessoas.

Por isso, os primeiros links são os que recebem mais cliques ― e é onde as suas páginas devem estar.

Dessa forma, o seu blog vai receber cada vez mais visitantes, sem que você precise pagar por isso, já que essa mídia é orgânica.

Melhor ainda é que o público é extremamente qualificado. Afinal, são pessoas que estão buscando ativamente por uma resposta naquele momento.

Se você oferecer a melhor solução, elas têm um grande potencial para se tornarem clientes.

Engajar potenciais clientes

Além de atrair potenciais clientes, o blog corporativo também tem o papel de engajá-los.

Se os posts forem realmente valiosos, você consegue criar uma comunidade engajada junto à sua marca.

Esse engajamento se traduz em resultados de duas formas:

  1. Confiabilidade: cada conteúdo de qualidade publicado representa um ponto a mais no nível de confiança do consumidor sobre a sua marca. Quanto mais confiança ele tiver, mais chances ele tem de se tornar um cliente.
  2. Maturidade do consumidor. Quanto mais conteúdos ele consumir, mais maduro ele estará sobre o seu mercado de atuação. E consumidores mais maduros tendem a estar mais prontos para efetuar a compra. Assim, você consegue fechar mais negócios.

Construir autoridade no mercado

Conteúdos de qualidade no blog corporativo mostram que a empresa domina os assuntos da sua área de atuação.

Você pode explicar conceitos importantes da sua área, esclarecer dúvidas frequentes, apresentar tendências ou oferecer tutoriais, por exemplo.

Assim, você passa a ser uma referência para quem busca informações confiáveis ― não só consumidores, mas também concorrentes, imprensa, estudantes, parceiros.

Essa autoridade, então, é traduzida no posicionamento do Google: quanto mais à frente dos concorrentes você estiver, mais destaque ganhará no mercado.

Obter um bom retorno sobre investimento

Por ser uma estratégia orgânica, a publicação de posts no blog corporativo tem baixos custos.

Você não precisa investir em mídia, apenas no desenvolvimento do blog e na produção dos conteúdos.

Muitas vezes, é possível fazer isso com a sua própria equipe, mas a contratação de profissionais especializados tende a trazer mais resultados.

Dessa forma, o retorno sobre investimento (ROI) é muito vantajoso.

Essa é uma das principais métricas do marketing digital, que compara os custos da estratégia com o retorno financeiro que ela gerou.

Então, como o blog é capaz de atrair muitos potenciais clientes sem investimento em mídia, você obtém um excelente ROI.

 

O que você deve publicar?

o que publicar no blog

É importante entender que o blog corporativo não é como a publicidade tradicional.

Em geral, você não deve criar um post para falar que o seu produto tem essa ou aquela característica ou para colocar aquela reunião de fim de ano da empresa.

Não entenda o blog como um folder do seu negócio e nem como um espaço para fotos e vaidades internas.

Em vez disso, os conteúdos devem focar nas necessidades dos consumidores. A intenção é entregar algo que agregue valor à sua vida, seja para educar, entreter ou simplesmente responder uma dúvida.

Afinal, muitos dos seus visitantes virão do Google, e eles usam o buscador justamente para esclarecer alguma questão.

Se sua empresa entrega a melhor resposta, ela conquista a confiança do usuário ― e também do Google.

Portanto, pense nas dúvidas que o seu público tem. Por exemplo, se você vende roupas, elas podem ser sobre tendências da moda, como combinar peças, qual o melhor look para determinada ocasião, entre outros assuntos.

Dessa forma, sua empresa aparece nas buscas, mostra que entende do assunto e conquista o leitor.

Percebe como é importante ter um blog corporativo?

Baseado nele, o Marketing de Conteúdo pode acompanhar o consumidor durante toda a jornada de compra, desde quando ele percebe uma necessidade até depois de efetuar a compra na sua loja.

Portanto, se sua empresa está à procura de atrair mais clientes, essa é uma ferramenta ideal..

E o seu negócio, já tem um blog corporativo?

Quais resultados ele já trouxe?

Ou, se ainda não tem, o que está impedindo de criá-lo?

Comente logo abaixo e nos diga o que você pensa!

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